21 dezembro, 2014

5 melhores livros que li em 2014

Homem solitário no campo

Comecei a me dedicar à leitura há 2 anos atrás, aos 13 anos de idade, após, em menos de 3 semanas, terminar de ler toda a coleção Harry Potter, da J. K. Rowling. Após 2 anos cá estou, com um monte de livro, lidos e relidos, aos quais devo agradecer aos seus respectivos autores por me proporcionar a mudança da forma como penso e ajo, e, portanto, de quem hoje sou.

No final de 2013, formulei a costumeira lista de promessas para o ano posterior. Nela se encontra muito do que realmente fiz no nesses últimos 12 meses. Contudo houve algo que não: livros! Sim, livros, objetos feito de várias folhas de papel, organizadas em ordem e contendo um texto! Oh, textos que, quando por si bem selecionados, podem lapidar a sua mente! Pois assim foi, afinal 20 não são 50 e 50 fora o número de livros da promessa!

Mas tudo bem, pois muitos outros desejos relacionados à música, desenho e skate foram cumpridos e, de qualquer forma, os 20 livros que li foram muito bem aproveitados. Dentre eles, alguns mais, outro menos (como haveria de ser). À parte disso, que no ano de 2015 leiam muito mais: eu e o mundo! Aqui deixo a minha lista dos 5 melhores livros que li em 2014:

06 dezembro, 2014

Resenha: Os filhos de Húrin, de J. R. R. Tolkien

OS FILHOS DE HÚRIN

              por J. R. R. Tolkien


ISBN: 9788578271985
Tradução: Ronald Eduard Kyrmse
Ano: 2009
Páginas: 338
Editora: Martins Fontes
Pontuação:
 
Antes da lendária era de o Senhor dos Anéis, um poderoso espírito dominado pelo Senhor do Escuro ameaça a vida dos Filhos de Húrin. Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte; e à sombra do temor de Angband e da guerra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados. 
A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio visceral que Morgoth tinha deles, os filhos de Húrin, o homem que ousara desafiá-lo frente a frente. Contra eles, Morgoth envia seu mais temível servo, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin.


OS FILHOS DE HÚRIN é a mais recente obra de J. R. R. Tolkien, organizado pelo seu filho, Christopher Tolkien, em 2007 . Após muitos anos, essa foi a primeira publicação póstuma a nível de O Senhor dos Anéis, tendo uma narrativa contínua e duradoura.

02 dezembro, 2014

7 melhores distopais literárias


Nos últimos anos, um gênero da literatura parece ter retornado fervorosamente, sendo alvo entre os jovens - leitores ou não - do mundo todo. Pois, através da literatura ou do cinema, a distopia vem sendo a fuga (ou a resposta) da alienação que tantos de nós somos constantemente expostos pela mídia. Assim, após o lançamentos de grandes sucessos como Divergente e Jogos Vorazes, e suas respectivas adaptações cinematográficas, com profunda felicidade, observo a retomada desse gênero.

A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância.

Dito isto, aqui trago a lista dos 7 melhores livros distópicos:

24 novembro, 2014

Veja o clipe de 'The Last Goodbye' de Billy Boyd em O Hobbit 3

Billy Boyd, o Pippin de O Senhor dos Anéis

A Warner Bros. divulgou o clipe da canção "The Last Goodbye", interpretada pelo ator e músico Billy Boyd, que atuou como o hobbit Pippin nos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis. 

A música tocará nos créditos de O Hobbit: A batalha dos cinco exércitos, com lançamento previsto no Brasil para 11 de dezembro.

Resenha: O Retorno do Rei, de J. R. R. Tolkien

O RETORNO DO REI

              por J. R. R. Tolkien


ISBN: 8533613393
Tradução: Lenita Maria Rimoli Esteves
Ano: 2002
Páginas: 456
Editora: Martins Fontes
Pontuação:
 
O Retorno do Rei é a terceira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa, diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seus detalhes.


O RETORNO DO REI é o terceiro volume da trilogia O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien publicado originalmente na Inglaterra em outubro de 1955. A história prossegue os caminhos da Sociedade do Anel, divida entre Gandalf, Aragorn, Legolas e Gimli em suas batalhas contra Mordor e Frodo e Sam em sua missão de destruir o Um Anel nas Fendas da Perdição.

16 outubro, 2014

Resenha: As Duas Torres, de J. R. R. Tolkien

AS DUAS TORRES

              por J. R. R. Tolkien


ISBN: 8533613385
Tradução: Lenita Maria Rimoli Esteves
Ano: 2002
Páginas: 552
Editora: Martins Fontes
Pontuação:
As Duas Torres é a Segunda parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis.
É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seus detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, ´quanto à amplitude imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página´.


AS DUAS TORRES é o segundo volume da trilogia O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien publicado originalmente na Inglaterra em 1954. A história prossegue os acontecimentos após o rompimento da Sociedade, no Livro II de A Sociedade do Anel.

20 setembro, 2014

Resenha: 1984, de George Orwell

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRQdul42kB8_qpvI6tGMqEyncq92aFF873WKLBsk32Z41CC13DW6YYyKyN6-1g61QWZZOkw6tuKboarcrKUnTnoWIYscXxONHPPbwALUjMSznAC7-sp1Z1eMPAe4Vm_rvzvwiyEtVX4i4/s1600/1984Livro.jpg1984

  por George Orwell

ISBN: 2655792
Tradução: Wilson Velloso
Ano: 2009
Páginas: 416
Editora: Companhia das Letras
Pontuação:
Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'

25 agosto, 2014

Resenha: O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

O PEQUENO PRÍNCIPE

              por Antoine de Saint-Exupéry


ISBN: 8522005230
Tradução: Dom Marcos Barbosa
Ano: 1999
Páginas: 95
Editora: Agir
Pontuação:
O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parabola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Principe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa.... Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho numero 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Principe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo

Publicado originalmente em 1943 nos Estados Unidos pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, O PEQUENO PRÍNCIPE foi o terceiro livro mais traduzido de todos os tempos. Com sua escrita poética e filosófica, a obra infantil conquistou fãs do mundo inteiro.

12 agosto, 2014

Resenha: A sociedade do anel, de J. R. R. Tolkien

A SOCIEDADE DO ANEL
                                                    por J. R. R. Tolkien

ISBN: 8533613377
Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves
Ano: 2000
Páginas: 434
Editora: Martins Fontes
Pontuação:
A sociedade do Anel é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. Tolkien, "O Senhor dos anéis". É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, ´quando à amplitude imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página´. Tolkien criou em O Senhor dos anéis uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.

Publicado originalmente em julho de 1954 pelo professor britânico John Ronald Reuel Tolkien, A SOCIEDADE DO ANEL, o primeiro volume da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS, passa-se alguns anos após os acontecimentos narrados em O Hobbit.

Em 2001, Peter Jackson produziu uma adaptação para os cinemas, estrelado por grandes nomes, como Elijah Wood (Frodo Bolseiro), Ian McKellen (Gandalf, o Cinzento) e Sean Astin (Samwise). Os belos cenários, canções e efeitos visuais alcançaram sucesso mundial, garantindo 4 Óscars: melhor maquiagem, melhores efeitos visuais, melhor fotografia e melhor trilha sonora.

07 agosto, 2014

Lançamentos: Livros de Agosto de 2014

O mês de agosto acabou de começar, e ele traz diversas opções para os leitores. Para aqueles que acompanham sagas, a Trilogia Anômalos continuará com o esperado lançamento de A ameaça invisível. Também teremos a prequela da Saga do Tigre, A promessa do tigre. Já para os leitores que também adoram usar o Facebook, acompanhando Clarice Freire, temos sua estreia no mundo literário com o lançamento de Pó de Lua. Outros destaques do mês vão para De volta aos sonhos e Rani e o sino da divisão da editora Gundenberg.  E então, preparado para ir às livrarias?

Confira a seguir os principais livros do mês, com sinopse e capa:

03 agosto, 2014

Resenha: A menina que roubava livros, de Markus Zusak


A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
                                                                                         por Markus Zusak

ISBN: 8598078174
Tradução: Vera Ribeiro
Ano: 2007
Páginas: 480
Editora: Intrinseca
Pontuação:
Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

Lançado em 2005 pelo escritor australiano Markus Zusak, A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS logo conquistou milhares de fãs pelo mundo afora, tornando-se um best-seller muito bem recebido pela crítica especializada.

Em 2014, ganhou uma adaptação para os cinemas, dirigido por Brian Percival e estrelado por Emily Watson, Geoffrey Rush e Sophie Nélisse.

31 julho, 2014

#COMIC-CON Trailer de O Hobbit 3 e A Esperança - Parte 1 revelados

Smaug, o Temível
A Comic-Con 2014 ocorreu de 23 a 27, em San Diego, na Califórnia. O evento é o maior festival de cultura pop do mundo e é referência sobre filmes, séries, quadrinhos e games. A Comic-Con conta com a presença de atores, produtores, diretores, roteiristas e, é claro, fãs fazendo cosplays.

Após cinco dias de evento, muitas novidades foram apresentadas. Entre elas o trailer tão aguardado pelos fãs de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos e Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

30 julho, 2014

Resenha: Ponte para Terabítia, de Katherine Paterson

PONTE PARA TERABÍTIA
                                                 por Katherine Paterson

ISBN: 8516050521
Tradução: Ana Maria Machado
Ano: 2006
Páginas: 160
Editora: Salamandra
Pontuação:
 Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado 'Terabítia', onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Até que um dia, uma fatalidade os separa, e Jess precisa ser forte para enfrentar essa triste realidade.

Lançado em 1977 nos Estados Unidos, PONTE PARA TERABÍTIA logo ganhou a Medalha Newbery no ano seguinte, tornando-se um clássico moderno da literatura estadunidense. Anos mais tardes, o livro foi adaptado para os cinemas com direção de Gábor Csupó. O elenco contou com Josh Hutcherson, AnnaSophia Robb e Zooey Deschanel.

No Brasil, a primeira edição só foi lançada em 1999 pela editora Salamandra.

17 julho, 2014

Harry Potter retorna em novo conto de J. K. Rowling

Da esquerda para direita: Rony, Hermione, Harry e Gina em Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 2
          Após 7 anos sem aparições do bruxinho mais famoso do mundo, Harry Potter retorna em novo conto de J. K. Rowling através do site Pottermore, onde constantemente publica novas informações sobre o universo bruxo.