21 dezembro, 2014

5 melhores livros que li em 2014

Homem solitário no campo

Comecei a me dedicar à leitura há 2 anos atrás, aos 13 anos de idade, após, em menos de 3 semanas, terminar de ler toda a coleção Harry Potter, da J. K. Rowling. Após 2 anos cá estou, com um monte de livro, lidos e relidos, aos quais devo agradecer aos seus respectivos autores por me proporcionar a mudança da forma como penso e ajo, e, portanto, de quem hoje sou.

No final de 2013, formulei a costumeira lista de promessas para o ano posterior. Nela se encontra muito do que realmente fiz no nesses últimos 12 meses. Contudo houve algo que não: livros! Sim, livros, objetos feito de várias folhas de papel, organizadas em ordem e contendo um texto! Oh, textos que, quando por si bem selecionados, podem lapidar a sua mente! Pois assim foi, afinal 20 não são 50 e 50 fora o número de livros da promessa!

Mas tudo bem, pois muitos outros desejos relacionados à música, desenho e skate foram cumpridos e, de qualquer forma, os 20 livros que li foram muito bem aproveitados. Dentre eles, alguns mais, outro menos (como haveria de ser). À parte disso, que no ano de 2015 leiam muito mais: eu e o mundo! Aqui deixo a minha lista dos 5 melhores livros que li em 2014:

06 dezembro, 2014

Resenha: Os filhos de Húrin, de J. R. R. Tolkien

OS FILHOS DE HÚRIN

              por J. R. R. Tolkien


ISBN: 9788578271985
Tradução: Ronald Eduard Kyrmse
Ano: 2009
Páginas: 338
Editora: Martins Fontes
Pontuação:
 
Antes da lendária era de o Senhor dos Anéis, um poderoso espírito dominado pelo Senhor do Escuro ameaça a vida dos Filhos de Húrin. Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte; e à sombra do temor de Angband e da guerra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados. 
A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio visceral que Morgoth tinha deles, os filhos de Húrin, o homem que ousara desafiá-lo frente a frente. Contra eles, Morgoth envia seu mais temível servo, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin.


OS FILHOS DE HÚRIN é a mais recente obra de J. R. R. Tolkien, organizado pelo seu filho, Christopher Tolkien, em 2007 . Após muitos anos, essa foi a primeira publicação póstuma a nível de O Senhor dos Anéis, tendo uma narrativa contínua e duradoura.

02 dezembro, 2014

7 melhores distopais literárias


Nos últimos anos, um gênero da literatura parece ter retornado fervorosamente, sendo alvo entre os jovens - leitores ou não - do mundo todo. Pois, através da literatura ou do cinema, a distopia vem sendo a fuga (ou a resposta) da alienação que tantos de nós somos constantemente expostos pela mídia. Assim, após o lançamentos de grandes sucessos como Divergente e Jogos Vorazes, e suas respectivas adaptações cinematográficas, com profunda felicidade, observo a retomada desse gênero.

A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância.

Dito isto, aqui trago a lista dos 7 melhores livros distópicos: