25 agosto, 2014

Resenha: O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

O PEQUENO PRÍNCIPE

              por Antoine de Saint-Exupéry


ISBN: 8522005230
Tradução: Dom Marcos Barbosa
Ano: 1999
Páginas: 95
Editora: Agir
Pontuação:
O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parabola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Principe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa.... Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho numero 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Principe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo

Publicado originalmente em 1943 nos Estados Unidos pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, O PEQUENO PRÍNCIPE foi o terceiro livro mais traduzido de todos os tempos. Com sua escrita poética e filosófica, a obra infantil conquistou fãs do mundo inteiro.

12 agosto, 2014

Resenha: A sociedade do anel, de J. R. R. Tolkien

A SOCIEDADE DO ANEL
                                                    por J. R. R. Tolkien

ISBN: 8533613377
Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves
Ano: 2000
Páginas: 434
Editora: Martins Fontes
Pontuação:
A sociedade do Anel é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. Tolkien, "O Senhor dos anéis". É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, ´quando à amplitude imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página´. Tolkien criou em O Senhor dos anéis uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.

Publicado originalmente em julho de 1954 pelo professor britânico John Ronald Reuel Tolkien, A SOCIEDADE DO ANEL, o primeiro volume da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS, passa-se alguns anos após os acontecimentos narrados em O Hobbit.

Em 2001, Peter Jackson produziu uma adaptação para os cinemas, estrelado por grandes nomes, como Elijah Wood (Frodo Bolseiro), Ian McKellen (Gandalf, o Cinzento) e Sean Astin (Samwise). Os belos cenários, canções e efeitos visuais alcançaram sucesso mundial, garantindo 4 Óscars: melhor maquiagem, melhores efeitos visuais, melhor fotografia e melhor trilha sonora.

07 agosto, 2014

Lançamentos: Livros de Agosto de 2014

O mês de agosto acabou de começar, e ele traz diversas opções para os leitores. Para aqueles que acompanham sagas, a Trilogia Anômalos continuará com o esperado lançamento de A ameaça invisível. Também teremos a prequela da Saga do Tigre, A promessa do tigre. Já para os leitores que também adoram usar o Facebook, acompanhando Clarice Freire, temos sua estreia no mundo literário com o lançamento de Pó de Lua. Outros destaques do mês vão para De volta aos sonhos e Rani e o sino da divisão da editora Gundenberg.  E então, preparado para ir às livrarias?

Confira a seguir os principais livros do mês, com sinopse e capa:

03 agosto, 2014

Resenha: A menina que roubava livros, de Markus Zusak


A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
                                                                                         por Markus Zusak

ISBN: 8598078174
Tradução: Vera Ribeiro
Ano: 2007
Páginas: 480
Editora: Intrinseca
Pontuação:
Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

Lançado em 2005 pelo escritor australiano Markus Zusak, A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS logo conquistou milhares de fãs pelo mundo afora, tornando-se um best-seller muito bem recebido pela crítica especializada.

Em 2014, ganhou uma adaptação para os cinemas, dirigido por Brian Percival e estrelado por Emily Watson, Geoffrey Rush e Sophie Nélisse.